Pular para o conteúdo principal

Sesc São Paulo e Filmes de Plástico realizam mostra inédita sobre os 15 anos da produtora mineira, no CineSesc

 


Evento tem presença dos quatro integrantes da produtora, André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia, exibição de filmes premiados, como “Marte Um”, “Temporada” e “Ela Volta na Quinta”, além de masterclass, encontros e bate-papos

Abertura acontece dia 10/07, às 20h30 com o filme “Quando Aqui” e presença dos cineastas


 

De 10 a 17 de julho de 2024, o Sesc São Paulo homenageia o cinema mineiro contemporâneo com a mostra "Filmes de Plástico ". Criada pelos cineastas André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia, que começaram “fazendo filmes no quintal de casa”, a produtora é responsável por obras premiadas como “Marte Um”, “Temporada” e “Ela Volta na Quinta”, entre outras. 


Com produção da Sobretudo Produção, a mostra acontece no CineSesc, na presença dos quatro realizadores que também participam de uma masterclass no dia 13/7, sábado, às 11h, sobre seu modo de fazer cinema. A abertura será no dia 10/07, a partir das 20h30, com sessão gratuita do inédito “Quando Aqui”, de André Novais Oliveira. Os ingressos podem ser retirados a partir das 19h, na bilheteria do cinema.

Além dos curtas e longas da produtora, a mostra traz eventos especiais. No dia 11, a Sessão Documentando Trajetórias e o Debate "O Universo Filmes De Plástico" com a exibição de quatro curtas. Após a exibição, André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia, conversam com o público, com mediação de Victor Guimarães.

Na sexta-feira, dia 12, acontece a Sessão 35mm e o Debate "A Feitura Dos Filmes" com exibição em película dos filmes "Contagem", de Gabriel Martins e Maurilio Martins, "Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides", de Gabriel Martins e "Pouco mais de um mês", de André Novais Oliveira.  Logo após os quatro conversam com a curadora e pesquisadora Mariana Queen Nwabasili.

E no dia 13, às 11h, André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia fazem a Masterclass "Trajetória Filmes de Plástico", que tem a mediação de Eduardo Valente.

Os três eventos especiais são gratuitos, com inscrições antecipadas pelo site do cinesesc. As demais mostras e sessões tem o valor único de R$10,00 por ingresso.


Mostra Filmes de Plástico

Curtas-metragens 
Filme de sábado (2009). Direção de Gabriel Martins
No final do mundo (2009). Direção de Gabriel Martins
Pelos de Cachorro (2009). Direção de Gabriel Martins e Maurilio Martins
Fantasmas (2010). Direção de André Novais Oliveira
Gabriel Shaolin Mordock (2009). Direção de Gabriel Martins
Contagem (2010). Direção de Gabriel Martins e Maurilio Martins
Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides (2011). Direção de Gabriel Martins
Pouco mais de um mês (2013). Direção de André Novais Oliveira
Mundo Incrível REMIX (2014). Direção de Gabriel Martins
Quinze (2014). Direção de Maurilio Martins
Quintal (2015). Direção de André Novais Oliveira
Rapsódia para o homem negro (2015). Direção de Gabriel Martins
Constelações (2016). Direção de Maurilio Martins
Nada (2017). Direção de Gabriel Martins
Romance (2021). Direção de Karine Teles
Rua Ataléia (2021). Direção de André Novais Oliveira
Terremoto (2021). Direção de Gabriel Martins
Domingo (2011). Direção de André Novais Oliveira
Quando aqui (2024), Direção de André Novais Oliveira

Imagem do filme O DIA QUE TE CONHECI.

Longas-metragens
O dia que te conheci (2023). Direção de André Novais Oliveira
Marte Um (2022). Direção de Gabriel Martins
A Felicidade das Coisas (2021). Direção de Thais Fujinaga
No coração do mundo (2019). Direção de Gabriel Martins e Maurilio Martins
Ela volta na quinta (2014). Direção de André Novais Oliveira 
Baronesa (2017). Direção de Juliana Antunes 
Temporada (2018). Direção de André Novais Oliveira

Carta Branca FDP
Alma Corsária
 (1993). Direção de Carlos Reichenbach - indicado por Maurilio Martins 
Cabaret Mineiro (1984). Direção de Carlos Alberto Prates Correia - indicado por André Novais Oliveira
Faça a Coisa Certa (1989). Direção de Spike Lee - indicado por Gabriel Martins
Trinta e cinco doses de rum (2008). Direção de Claire Denis - indicado por Thiago Macêdo Correia

 

Sobre a Filmes de Plástico
Criada em 2009, a Filmes de Plástico é uma produtora mineira de Contagem, formada pelos diretores André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurílio Martins e pelo produtor Thiago Macêdo Correia.

Juntos seus filmes já foram selecionados em mais de 200 festivais no Brasil e no mundo como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, Festival de Cinema de Locarno, Festival de Rotterdam, FID Marseille, Indie Lisboa, BAFICI, Festival de Cartagena, Los Angeles Brazilian Film Festival, Festival de Cinema de Brasília e Mostra de Cinema de Tiradentes, ganhando mais de 50 prêmios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esta tal de ética II

L endo um texto em uma coluna de um jornal local, me fez escrever este, pois se tratava sobre o tema da ética, tema este na qual pesquiso a muito tempo. Não estarei aqui desmerecendo o autor pelo contrário, parabenizo por colocar em pauta tema tão sério e complexo em nossa sociedade. Mas o que é esta tal de ética? Como o autor colocou em seu texto, ética é uma ciência que estuda comportamento humano na sociedade, ou seja, aquilo que pertence ao caráter. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.A ética, segundo o filósofo Kant (1724-1804) deve ser UNISERVAL. Segundo este filósofo, a ética é um Dever. Bom, sendo a ética um ‘dever’, vamos a uma problemática real. Qual o dever de um vereador? Bom, iremos dizer legislar leis propostas pelo executivo, ser representante do povo. Falam

A defesa do ser hetero

Há um assunto pertinente que de um tempo para cá, todos estão comentando, na mídia, redes sociais... E desta vez todos tem um lado sobre este assunto, ou você é a favor ou contra. O homossexualismo nunca foi um debate tão fervoroso como na atualidade. Lógico que tal assunto já devia ser debatido há muito tempo atrás, mas como dizem alguns estudiosos, cada assunto tem sua época para ser dialeticamente resolvida. Na sociedade que vivemos a sexualidade é o único prazer que o ser humano possui por natureza (além do ato de se alimentar). Em uma sociedade que se titula livre de tabus sexuais, há inúmeras questões que ainda não foram resolvidas. A livre opção sexual é uma destas questões. Percebo que há aqueles que defendem o heteronismo, a família, as sagradas escrituras. Bom, primeiramente, vivemos em um estado laico (que é secular em oposição a eclesiástico), mesmo o Brasil sendo considerado um dos maiores países cristãos do mundo. Então a defesa dos escritos sa

As lições de He-Man e os Mestres do Universo

 Por  Gelson Weschenfelder Convido a todos a refletir sobre lições da animação He-man (a versão década de 1980).   Estreou a pouco continuação da versão clássica de He-man e os Mestres do Universo, chamada Mestres do Universo Salvando Eternia, na Netflix. Portanto, trago algumas reflexões. Um clássico das animações da década de 1980, He-man foi um dos ícones desse período. Acesse  AQUI  o maior portal de colecionismo do país. Com as lições de moral no final de cada episódio, a animação tinha todo um cuidado de propor temas virtuosos para as crianças espectadoras. Assim, de uma forma lúdica, He-man e os Mestres do Universo formaram moralmente muitas crianças, inclusive eu. Há muitos que comentaram que, a nova versão, da Netflix, possui ‘lacração’, e que a versão de suas infâncias, não discutia algumas questões. Mas, aqui faço algumas análises sobre esta animação, que também fez parte de minha infância. Como já comentado, na série, seus episódios sempre terminavam com alg